terça-feira, 25 de agosto de 2015

Pré Natal

Como começar... Talvez seria com um BOM DIA!!! Mas hoje não estou afim de iniciar assim, quero iniciar com minhas reflexões que pairavam minha mente desde ontem...

Meu pré natal, aquele que minha mãe nunca fez em nenhuma de suas três gestações, mas eu quando decidi gestar fui atras de um bom convenio, uma boa rede de atendimento, marquei cada consulta, fiz cada exame e que prazer em acompanhar cada detalhe para receber em  mim um filho planejado, amado e com total conforto...

Receber meu positivo foi simplesmente e complexamente magico...
Descobrir que meu ginecologista não atendia mais meu plano foi um golpe...
Ir em busca de um novo ginecologista/obstetra era um passo importante e o fiz na fé que encontraria um que eu iria adorar...
1º consulta com uma novo obstetra detestei, foi decepcionado, frio, fui até lá tratar de um objeto e não de um filho que carregava em meu ventre...
Então vamos, bora continuar, mais uma consulta agendada e conheci o medico obstetra que caiu como uma luva, preocupado, comunicativo, esclarecedor, objetivo e claro, ai sim digo iniciou meu Pré Natal, 1º, 2º e 3º consulta fantásticas, estava no meu terceiro mês de gestação e tudo corria muito bem e eu estava muito satisfeita e vem mais um golpe o medico deixa de atender meu plano de convenio, fiquei arrasada, triste, vivi um luto rsrs**, mas fui a busca de um novo medico obstetra.
Não demorou e encontrei, próximo ao meu local de trabalho, medica simpática, me passava segurança, precavida e dei continuidade ao meu pré natal.
A cada consulta a medica me passava as ultrassons para acompanhamento do desenvolvimento do bebê, quando teve duvida pediu que eu refizesse, me indicou exames importantes como streptococcus, cardiotocografia fetal, ecocardiograma fetal, ultrassom das mamas, papanicolau e cultura de secreções vaginais, tratou uma candidíase que surgiu, além de atualização completa de minha carteirinha de vacinação, acompanhou meu peso, pressão arterial, observou a vitalidade fetal a cada consulta, indicou a aplicação de Celestone Soluspan para amadurecimento dos pulmões para precaver em casos de um parto prematuro e por ultimo indicou Inibina para relaxar a musculatura que estava muito enrijecida e com sinal de contração, para evitar um parto prematuro. Acompanhou minha saga para verificar a qual tipagem RH meu sangue pertencia e me indicou o porque tínhamos que verificar e ter certeza das informações. Só não se falava muito em parto, a ideia era procrastinar o assunto e eu percebia claramente que eu seria induzida a uma cesárea, mas decidi focar em outros assuntos e veio o agendamento da cesárea com um motivo até aceitável que era o positivo do exame streptococcus, inicialmente fiquei chateada, depois digeri bem a ideia.
Não vou dizer que fiz o pré natal dos meus sonhos, estaria mentindo e nem que me sentia 100% segura e confiante, mas sentia que esta obstetra tinha um nome renomado e ela se precavia dos riscos e isto era bom, pois de certa forma estava a proteger não só seu nome, mas a minha gestação também.

Mas digo que tive a gestação dos meus sonhos, foi tudo muito tranquilo e os medos que tive foram muito mais pelo excesso de cuidados da obstetra do que por ser problemas. Tive uma gestação muito tranquila, nunca passei mal, nunca fui a um pronto socorro, nunca me senti em risco e minha filha nunca se comportou de maneira que eu estranhasse ou visse ali um problema. Sempre me alimentei muito bem, fiz todos os procedimentos indicados pela obstetra, tive ganho de peso dentro do aceitável, me mantive ágil e ativa durante estas 38 semanas que hoje estou. Minha gestação foi um sucesso!!!


Agora no finalzinho, onde tudo estava indo bem veio a pedra no caminho a saga com o convenio e a quebra de contrato entre Unimed Seguros e Qualicorp, que eu expliquei neste post aqui.
E isto tudo tem muito a ver com a consulta que tive ontem com a obstetra. Estava eu e Ma, o consultório estava um vuco vuco, pois estavam sem internet e impossibilitados de trabalhar e estavam tentando solucionar. Quando entrei na sala a Dra. perguntou a um das recepcionistas se eu era a do convenio e recebeu como resposta um sim, assim que entramos ela nos disse que devido a mudança de meu plano ela não conseguiria fazer meu parto e eu apenas respondi com um tudo bem. A Dra. estava confusa (mais do que de costume) e eu tive que repetir varias informações novamente, como tempo gestacional, dia de agendamento do parto, me pesou engordei em 21 dias 600 gramas, 75 quilos, ganhei até aqui 13.800 quilos, pressão 11X7, então era hora de medir a barriga e para minha surpresa ela diz achar que minha barriga esta pequena, se o medico que fez a ultrassom disse algo, falei não, segundo ele esta no peso e tamanho esperado para as 36s.+ 6d. que eu estava na época, 2.901 quilos e aproximadamente 46 cm., ouviu os batimentos e tentou que eu prosseguisse no assunto convenio, porém eu me negue, porque ontem não estava sendo uma consulta, estávamos tratando de negócios e a esta altura eu já estava bem irritada. Primeiro já afirma que não irá fazer meu parto, mas se quer me ouve ou ouve o que esta ocorrendo ou ao menos me da esta informação de forma mais amável, tentando me tranquilizar e me transmitir segurança, ela me deu a noticia assim faça com o plantonista plawwww. Depois vem me dizer que minha barriga esta pequena, pera ae você me acompanha a 6 meses e só agora reparou que minha barriga é pequena. Coloquei no inicio da consulta  sobre sua mesa meu ultimo resultado do ultrassom obstétrico com doppler colorido e da cardiotocografia fetal solicitado por você e você mal passou os olhos, vi ali não uma mesa medica, mas sim um negocio, muitas cifras $$$$... Eu sei que a medica não tem nada a ver, o problema é o convenio e ela não tem culpa, sei que ela tem sim que receber pelo que faz, mas a maneira que o assunto foi abordado tipo você é apenas menos uma ou mais uma, estou ciente dos riscos que esta troca de convenio me causa, não estava pedindo favor, apenas um tratamento adequado para uma consulta obstétrica e o parto é algo que temos que verificar, ela procrastinou tanto o assunto, porque não aguardar agora o tal convenio.
Bom, mas continuando, levantando da mesa então resolvi explicar que meu convenio tem de me cobrir até dia 09/09, mas meu parto esta agendado para 01/09, isto é meu convenio deve cobrir o parto normalmente. A partir de 09/09 estou ciente que mudarei de convenio e que ela não poderá fazer meu parto e nem poderei ser atendida na mesma maternidade, mas a partir dai sou eu que devo pensar nos próximos passos que darei. Quando expliquei ai ela acordo, raciocinou e rapidamente me passou uma guia para pedir liberação para realizar meu parto em 01/09/2015, me passou guia também para realizar amanha (quarta feira 26/08) ultrassom na mesma maternidade em que o parto esta agendado para verificar o desenvolvimento (peso e tamanho) da Livia e devo retornar amanhã mesmo em seu consultório. Bom dependendo dos resultados de amanhã volto para contar a vocês como andam as coisas.
Será que com meu relato vocês entenderam que trata-se o tempo todo de negócios, cifras, financias.

Desculpem o enorme desabafo. Tenham todas uma excelente terça feira!

5 comentários:

  1. Infelizmente Ni, o parto no Brasil tornou-se um negócio bastante lucrativo. Espero que no seu caso em particular tudo seja resolvido o quanto antes. Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ni

    Nunca te escrevi, mas acompanho seus posts. Vi que você é de São Paulo.
    Sua opção é a cesárea, ou é a opção da médica?
    Digo isso porque em SP há opções pelo SUS que são excelentes em SP, como Amparo Maternal, Casa de Parto de Sapopemba e Casa Angela. Lá você terá atendimento qualificado no momento do parto. A única coisa que te recomendo é chegar com o parto já em andamento (tipo uns 6 cm de dilatação). Se a sua opção é a cesárea, os plantonistas do hospital que vc escolheu vão conseguir te atender muito bem.
    Enfim, sua pequena vai chegar lindamente!
    Se quiser conversar meu email é m.sonegorodrigues@gmail.com

    Abraços e boa sorte. Torcendo por vocês aqui

    ResponderExcluir
  3. É triste mas a gente se depara com essas coisas e com a falta de tato das pessoas...

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa Ni como o tempo passa rápido ainda ontem vc recebeu o positivo e agora a bb está quase ai...

    Essas coisas chateiam e é tudo q n precisamos na reta final infelizmente o q mais se v é médico mercenário.

    Tenta abstrair e pensar q sua lindinha está chegando cheia de saúde.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. fica calma q vai dar tudo certo ta bom bjs

    ResponderExcluir