quarta-feira, 20 de maio de 2015

Ultrassom

Bom dia meninas!!!

Ontem completamos 24 semanas e tivemos no fim da tarde nosso ultrassom obstétrico. Estava marcado para as 16:30 horas, chegamos por volta das 16 horas e percebi que estava uma correria geral e algo havia ocorrido, pelo que percebi a médica havia chego atrasada e as consultas estavam muito atrasadas. Fomos atendidos passava das 17 horas.

Eu e Ma entramos na sala, a medica já estava, não se apresentou, sei o nome dela porque saiu no laudo. Me perguntou a data da ultima menstruação e eu disse 21/11/2014, mas vejo no laudo que foi anotada como 20/11/2014. Logo no inicio da ultrassom a medica ouviu o som do meu útero e eu assustei, pois ela não fez a ultrassom indicando os passos que estava tomando e nos explicando, ela permaneceu calada, ao ouvir o som do meu útero não identifiquei os batimentos da Livia e assustei, meu rosto esquentou, minhas orelhas queimavam e isto fez com que eu perdesse a calma, o equilíbrio e ficasse nervosa e assim permaneci até o final, minha segurança havia ido por água abaixo e o semblante do Ma me demonstrava o mesmo, mas em seguida ela apertou um botão e lá estava os batimentos cardíacos da Livia a 154 bpm. A ultrassom se seguiu com as medicas do fêmur, úmero, cranio e abdome, isto eu sei porque eu olhava atentamente o monitor e não porque ela me indicava as suas coordenadas, rapidamente não sei se exclamando ou indagando disse é menina, tão rápido que nem vi as genitálias dela, logo em seguida ela diz esta sentada.
Bom a medica decide me dar um parecer e me disse, ela esta bem, seu liquido esta normal, o cordão umbilical esta normal, sua placenta esta normal, ela só esta muito magrinha, ela esta no limite minimo para o tempo gestacional, esta com 714 gramas, vocês deve acompanhar com ultrassom a cada 15 dias e uma ultrassom doppler e ver se ela passa a crescer, mas ela esta bem, na sua ultima ultrassom não foi lhe dito nada? E eu disse não, a ultima foi a um mês atras ela estava com 369 gramas e a medica me disse que ela estava muito bem e até gordinha, quer ver a ultrassom esta aqui comigo? E ela me respondeu que não, pois já fazia tempo.
Ao final aperto minha barriga e disse-me, é pelo tamanho de sua barriga se percebe que não será uma bebê grande.

Sai do consultório já segurando minhas lagrimas, sentei na recepção e desabei, havia algo errado, eu havia lido a respeito e nada me indicou que eu tomaria este susto, já havia pesquisado com quantos quilos ela deveria estar, mas voltei a fazer a mesma coisa e em todos os sites indicavam que com 24 semanas ela deveria ter por volta de 600 e 650 gramas, ela esta com 714 gramas.
Liguei para minha medica obstetra, consegui explicar tudo o que havia ocorrido, ela me respondeu, Genilza a bebê esta dentro do previsto, esta com peso normal, não se preocupe e venha em sua próxima consulta normalmente, mas não vejo nada com o que se preocupar, após ouvir isto desabo nos braços do Ma, uma moça se aproxima de nós com sua mãe, se apresenta como medica e trata de terminar de me acalmar, fala-me que cada bebê se desenvolve de uma maneira, que talvez estejam calculando pela data da ultima menstruação, enfim me esclarece coisas que eu já sei, mas que meu panico me cega a enxergar.

Liguei para a minha mãe, que mesmo nervosa e preocupada me acalma e me traz tamanha segurança que jamais alguém é capaz de me passar.

Entendam, não entrei em panico por pensar que minha filha, será magrelinha ou esta pequenininha, meu panico é o desenvolvimento de minha filha ficar comprometido, Livia é meu maior sonho e meu grande amor, o medo nos bateu a porta e me único pedido é que Deus e N. S. Aparecida independente de tamanho, peso, cor, altura e cabelo a unica coisa que desejo a minha filha é saúde em seu desenvolvimento.

Vou colocar aqui em baixo o que diz o laudo de ontem.
Exames<< Voltar  ULTRA-SONOGRAFIA GESTACIONAL ULTRASSONOGRAFIA GESTACIONAL
Data da última menstruação: 20/11/2014 . IG menstrual 25 semanas e 4 dias.
Feto único em situação longitudinal, apresentação pélvica e dorso à esquerda da linha mediana. Sinais de vitalidade presentes, caracterizados por batimentos cardíacos ritmicos (154 bpm) e por movimentação corporal ativa. A placenta tem inserção posterior, grau I e espessura normal. A quantidade de líquido amniótico está normal. O Índice de líquido amniótico é 13,3 (Normal de 8 a 18). O cordão umbilical apresenta morfologia normal, com duas artérias e uma veia. O mapeamento a cores dos vasos do cordão e o estudo doppler-duplex demonstram curva espectral de padrão normal. O índice PI da artéria umbilical é de 0,86 (normal para esta idade gestacional).

Biometria fetal: Diâmetro biparietal (DBP): 55 mm. Circunferência cefálica (CC): 220 mm. Circunferência abdominal (CA): 201 mm. Comprimento do fêmur (CF): 45 mm. Comprimento do úmero: 41 mm. Índice CC/CA = 1,09 (normal para a idade gestacional). Peso fetal estimado = 714 gramas com variação de +/- 10% (Hadlock).

CONCLUSÃO: Feto único com idade gestacional média, estimada pela biometria, de 24 semanas e 3 dias, com variação de dias. Concordante com a idade gestacional menstrual, que seria de 25 semanas e 4 dias. Crescimento fetal adequado para a idade gestacional. Peso fetal entre percentil 10. Dopplervelocimetria da artéria umbilical normal. 

Mamães, vocês que já passaram de 24 semanas, já passaram pela experiencia de ser mãe, o que acham??? Como foi a experiencias de vocês próximo as 24 semanas de gestação???


Grande beijo e todas!

20 comentários:

  1. Oi Ni... nossa que médica hein... eu fiz uma ultra com 22 semanas e o Henrique estava com 514 gr... a médica disse que estava super normal e dentro do peso para a idade... ai uns 3 dias antes de completar 24 semanas eu fiz mais uma ulta de urgência no hospital por causa de um pq sangramento, mas estava tudo normal.... e a outra médica constatou que ele tinha ganho quase 100 gr... já estava com 604gr... e de novo me falaram que ele estava super normal e com peso dentro do esperado... acredito que ela tenha sido infeliz no comentário.... cada bbzinho tem o seu ritmo de desenvolvimento... quando vou marcar alguma Ultra eu já pergunto qual será o médico que vai me atender no caso... e se for algum que eu não goste peço já para trocar.... fiz assim umas 2 vezes..... Bjsss ...

    http://agoraseremostres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos detalhes, isto me acalma muito!!! Estou mais aliviada...

      Excluir
  2. Fica tranquila. Tua princesinha está bem! Essa médica é que é bastante fria e nada profissional pelo visto. Quem deve mesmo avaliar o seu ultrassom e dizer se tem algo fora dos padrões é a sua obstetra e pelo visto ela já disse que está tudo ótimo! Além do mais a sua princesinha ainda tem muito tempo para ganhar peso!!! Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio... Estou ficando mais tranquila vendo a experiencia de algumas mamães!

      Excluir
  3. Como tem médico sem noção e sem coração né...
    Imagino seu desespero mesmo... Mas o mais importante é que a sua médica disse que está tudo certo...

    Bjos!!
    Ly
    http://nossosdiasnossaespera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente no momento fiquei bem abalada, mas agora já me sinto mais tranquila. Beijos...

      Excluir
  4. Realmente tem uns médicos que só Deus na causa... mas te acalma que sua princesa está bem, confia em Deus e em sua médica que sempre te acompanha! bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que essa médica é louca, ela está dentro do padrão Malu pesava menos que isso nessa idade e nasce ótima com 2800kg com 38 semanas e hj está aqui gorducha com quase 6kg. Relaxa e confia na sua obstetra, pede p ela uma ultra com dopler p te acalmar e se puder mude de médica na px US dê preferencia a fazer com especialista em US fetal.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju... Obrigada pelas dicas... Grande beijo e você e na Manu.

      Excluir
  6. Ni! Fica tranquila...sua princesa está super bem! Peso, tamanho é sempre muito relativo...Confia que Deus está no controle e a benção vem completa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ni, fica calma!! Sua bb está bem, mas acho que você deveria fazer um ultra com doppler para ficar mais tranquila!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, irei solicitar na próxima consulta, beijos!

      Excluir
  8. Flor não da bola para essa médica não, já chegou atrasada por um problema dela e estava passando isso para voc^!

    Está tudo bem como diz as meninas aí em cima!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ni essa médica tá louca, muda de médica!!!!
    A minha filha com 24 semanas estava com 677 gramas e super bem !!! Fica em paz, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A experiencia de vocês acalma tanto meu coração Gabi... Obrigada pelo apoio. Beijos

      Excluir
  10. Oi gente tô muito preocupada ..desculpe ni mas acabei de fazer a minha de 24 smn e seis dias e na observação tá escrito que a circunferencia cerebral encontra-se no limite inferior da normalidade ... que deu 220 mm por favor se alguém tiver onde é puder me ajudar a entender

    ResponderExcluir
  11. Oi gente tô muito preocupada ..desculpe ni mas acabei de fazer a minha de 24 smn e seis dias e na observação tá escrito que a circunferencia cerebral encontra-se no limite inferior da normalidade ... que deu 220 mm por favor se alguém tiver onde é puder me ajudar a entender

    ResponderExcluir