sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Um desabafo e o que se tornou?

Meninasss...

Viralizou, o desafio da maternidade virou moda nas redes e é super gostoso de participar, sim participei de dois, um tive de postas três fotos com minha Princesinha e um que tinha postar três fotos onde eu estivesse com a baby e sem make rsrsrs**...

Mas a brincadeira ganhou ares de seriedade quando uma mãe não aceitou o desafio e expôs um ponto de vista da maternidade que quem é mãe sabe que existe, mas palavras tem um grande peso e a frase "amo meu filho, mas estou detestando ser mãe" levou uma enxurrada de criticas e o perfil no face bloqueado.


Eu li todo o texto da moça e também já li o pronunciamento da mesma após ter o perfil bloqueado, sei do que ela fala e entendo.
Entendo principalmente porque eu sempre soube que há mulheres que nascem para serem mães e há mulheres que não. Nem todas que tem filhos se tornam mães.

Atualmente as mulheres costumam muito se pronunciar a respeito da mudança que a maternidade traz para suas vidas e por que antigamente não era assim? Porque antigamente as mulheres não possuíam tamanha independência, elas eram do lar, dos filhos e do marido, hoje as mulheres trabalham, passeiam, vão aos shoppings, bares, bebem, fumam, enfim curtem a vida e quando os filhos chegam elas se sentem privadas dos antigos costumem, daquela liberdade.

Antigamente ouvia muito mais se falar em MÃES, MÃES, atualmente conhece-se muitas mulheres que tem filhos, porém poucas que são mães, mas quem somos nós para criticar, apreendi que cada ser humano cede ao outro o máximo que tem.

Quantas não são as mulheres de hoje que basta o casamento acabar e os filhos passam a serem olhados de uma outra forma, quantas são as mulheres que acharam que a maternidade traria a vida delas um paraíso perfeito, quantas não planejam a tal gravidez, quantas não engravidaram cedo demais, quantas engravidaram porque o marido queria um filho?
Quantas não são as mulheres que entrega a educação dos filhos a terceiros, quantas não levam a maternidade como um fardo, quantas não toleram apenas para não serem julgadas?

Nunca conheceu alguém que detestava ser mãe? Eu já e isto ocorre por inúmeros motivos como apontei a cima, porque muitas esquecemos que os filhos não serão para sempre pequenos, quietos, sadios, etc e que não há devolução.
Os filhos só deveriam chegar na vida das mulheres quando elas tivessem certeza que estivessem preparadas e seguras para a maternidade independente do que venha no pacote.

Porque a maternidade não é apenas parir, a maternidade é a função de maior responsabilidade que existe na vida de uma mulher. Porque a maternidade só é boa mesmo quando há prazer, prazer em cuidar, em arrumar, em amamentar, em preparar a comida, em preparar a mochila, em acompanhar os estudos, em educar. A maternidade é responsabilidade e para toda responsabilidade há barreiras de dificuldades.

Eu entendo, mais uma vez eu digo entendo, ela não gosta da função mãe. Mas minha experiência é diferente, nós mães passamos quase sempre pelas mesmas coisas, umas sentem prazer outras não, é como algumas pessoas que sentem prazer com álcool e drogas e outras não. O que ela julga como sadomasoquismo, julgaria como percurso da vida de todos nós, um dia todos nós fomos dependente de nossos pais e quase toda mãe enxergará com naturalidade esta dependência.

Acredito muito que ela ame o filho, não duvido disso, ela o ama afinal é um ser humano que invadiu a vida dela, é apaixonante, como não amar um ser humano que nada de mal lhe fez, é seu familiar, seu filho, mas ela sente a mudança do cargo que ele trouxe a vida dela e a nova responsabilidade, mas como ela mesma disse mesmo ela detestando ser mãe o filho é bem cuidado, bem tratado, ela só estranha a mudança repentina nos hábitos, talvez ela não estivesse preparada.

Mas definitivamente concluo que a maternidade em mim tocou diferente e o que melhor sei fazer é ser mãe, eu sinto prazer, veja a definição de prazer e saberão que é uma sensação maravilhosa.

Esta é só a minha mera opinião. E a de vocês?

Beijokas!

4 comentários:

  1. Eu tbm entendi o desabafo dela...
    A maternidade é uma bençao,mas tem suas dificuldades...e se a mulher nao nasceu pra ser mae,entao tudo se complica mais ainda,ne

    ResponderExcluir
  2. Oi Ni

    O negócio tomou uma proporção assustadora. Vi debates que chegaram a discutir aborto, religiosidade e tal.

    Antes a maternidade era uma obrigação, hoje depois da liberdade conquistada pelas mulheres, é uma escolha.

    A romantização da maternidade prejudica muito, mas acho que não dá pra embarcar nessa achando que realmente vai ser fácil, pois não é.

    Entendo o que ela disse, mas acho ambíguo. Como amar um filho sem amar a maternidade, não dá pra dissociar os dois.

    Mas acho uma baita falta de amor o que estão fazendo com ela. A verdade que as mulheres precisam se unir, não ficar brigando entre si. Achei lamentável e muito desgastante tudo isso. Fez aumentar minha vontade de sair do face.

    BJ na princesa

    ResponderExcluir
  3. Ni, que que bacana ter tocado nesse assunto fiquei na dúvida sobre postar sobre no meu blog.

    Achei absurda a repercussão disso e pior a atitude do face em bloquear a menina visto tantas atrocidades que já li por ali, mas enfim..

    Ser mãe é o maior desafio que já tive na vida, acho que de certa forma para nós que fomos tentantes e passamos por tantas dificuldade a maternidade começou antes dos meses de barriga e por isso talvez encaremos todas as dificuldades de outra forma, não que em eu já não tenha chorado por cansaço, ou tenha entrado em desespero por não saber o motivo de tanto choro, passei e ainda passo por esse tipo de situação, mas a sensação que vem depois é de alívio por ter conseguido superar mais uma crise de tantas que ainda virão.

    Como vc disse infelizmente nem todas as mães estão preparadas para esse desafio, e entendo quando ela diz q ama o filho mas odeia ser mãe, acho a palavra pesada e até mal colocada, mas ela simplesmente quer dizer q não tem gostado das atribuições que o filho nos trás, e acredite e sei que vc sabe essa opinião muitas mães tem só não tem coragem de desabafar como essa moça fez, atribuo a culpa disso aquelas que fazem da maternidade em redes sociais propaganda de margarina, e toda MÃE de verdade sabe que é MUITO DIFÍCIL dar conta de tudo, pq com a atribuição maternidade ainda temos que dar conta de marido, trabalho e casa, e nem sempre damos conta de tudo com um belo sorriso ao final do dia não é mesmo??rsrsrs

    No sim mais uma vez concordo contigo, as mulheres q tacaram pedra nessa moça deveriam mais amor e compreensão ao próximo, é disso que o mundo precisa!

    Beijos nas duas!

    ResponderExcluir
  4. A internet facilitou muito nossas vidas, mas também fez com que todo mundo se achasse no direito de apedrejar os outros por simplesmente dar sua opinião.
    Não sabia dessa polêmica, mas estou contigo!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir