quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Papeando Blogagem Coletiva - "O que eu penso sobre a chupeta"

Bom dia meninas!

BC Papeando com "Azamigas"

Vamos a BC desta semana, o tema foi indicado pela Fê Papaléo e ela sugere que eu exponha a respeito do tema "O que eu penso sobre a chupeta": Seja ela na saída da maternidade, seja depois em casa, ou quando estiver voltando a trabalhar.


Não sou adepta do uso da chupeta, não acho que deve ser inserida a nenhum momento, acredito que cria uma dependência desnecessária, o momento de retirar a chupeta da criança gerasse um trauma psicológico, é prejudicial a saúde bucal, fala, dentição, respiração, ao desenvolvimento da face se a sucção não for feita de maneira correta, ao desenvolvimento da própria criança. É um habito para acalmar as crianças, mas que não possuímos controle e passa a ser um vicio constante. Creio que temos que ser pacientes e bailar para apreendermos a acalmar nossos babys sem uso de bicos artificiais, fazendo valer que o melhor é a nossa presença e que nós somos capazes de garantir a criança uma segurança, garantia de tranqüilidade e conforto.

Uma informação importante que li, a chupeta tem que ser dada após um mês de vida, principalmente quando as mamães pretendem amamentar nos seios e após a criança já ter apreendido o movimento de sucção e ela deve ser retirada até os nove meses, vi a opinião de outro pediatra que falava até no maximo os dezoito meses (sendo que a este ponto já criou uma dependência maior ainda) desde que a família esteja todos em comum acordo, pois o processo de retirada deve ser radical, tipo não adianta um tirar e o outro dar.Com esta opinião de um pediatra, mas algumas coisa que li, decidida a não oferecer a meus babys, vou gerar a ele(a) um apego que irá durar apenas oito meses ou no maximo um ano e meio e um sofrimento de desapego de grande impacto ao bebê, desnecessário.

Experiências na família...
Nenhuma das minhas sobrinhas fizeram uso da chupeta e foi um processo muito tranqüilo, espero muito colocar em pratica com meus babys, mas recordo que quando uma das minhas sobrinhas começou a ir para a escola as professoras começaram a oferecer a chupeta a ela, como forma de acalentar a ausência da mãe e o trabalho que a pequena dava rsrs** o mesmo ocorreu com a filha de uma amiga minha, se uma professora fizer isto a meus babys eu pirro kkkkkkkkkkkk...  Me recordo deste processo traumático na retirada da chupeta devido a minha enteada ter usado a chupeta até quase cinco anos, meu esposo decidiu iniciar o processo de retirar a chupeta e a primeira noite ela chorava, ele cedeu, a família conversou entre si e conversou a criança também explicando os fatos, mas é um processo doloroso a criança, ela não conseguia dormir sem a chupeta e chorava, como ela já estava grandinha já entendi e estava ciente que seria daquela maneira radical e definitiva, mas há sempre um trauma momentâneo a criança principalmente no momento de dormir. Vejo que uma criança grande que entende já é difícil imagina a retira-la de uma criança pequena de dois ou três anos, vejo uma dificuldade ai.


Fui indica pela Fê para indicar o tema da próxima BC – Sugiro que relatem o seguinte, como somos mulheres que estávamos planejando uma gravidez, algumas tentantes a anos, outras em tratamentos, cada uma dona de grandes lutas, “Você acha que será super protetora?” Como lhe dar com as emoções para não nos tornamos mães super protetoras e não sufocar as crias? Nós sabemos que quando a luta por um filho é muito esperada e penosa acabamos colocando sobre ele um amor sufocante a fim de protege-lo demais e não perde-lo, afinal a luta para te-lo foi tensa.Indico para a BC 24/09 a Jéssica Araújo do Blog Trajetória de Uma Mãe.

Beijos.

12 comentários:

  1. Eis o meu medo...de oferecer e baby não querer mas largar...kkkk
    Mas tbm não vou dizer dessa água não beberei...mãe é um bicho q cospe pra cima direto...kkkkkk
    Gostei da informação...
    Bjsss
    http://agoraeuquerosermae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou sincera que se eu não fizer 50% do que eu bato o pé falando que não farei, já sou vencedora kkkkkkkkkkkkkk, muito cuspe pode cair kkkkkk... Eu digo que ser mãe nos deixa boba, ser mãe quase aos 30 ou depois dos 30 deixa uma mãe mais boba ainda kkkkkkk... Beijos

      Excluir
  2. Eu acho que quem decide se chupa ou não é o baby, mas confesso que me preocupo com o momento de tirar, realmente é traumático, lembro até hoje quando parei de chupar chupeta, se não me engano eu já tinha uns cinco anos também e lembro que ficava beeem chateada pelo fato da minha mãe não me dar mais....
    Bjus, adorei o tema que escolheu.
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mima, você falou da falta que sentiu queando foi para tirar a chupeta, eu também tive meu trauma kkkkkk, lembrei agora... Eu deveria ter no maximo três anos quando minha mãe havia escondido a chupeta atras da TV, aquela TV vermelhinha, comprada lá na Zona Franca de Manaus que ela havia ganho do patrão dela e eu abri as gavelas da comoda, escalei e avistei a minha tão sonhada chupeta, me apoio na TV com o intuito de alcança-lá, quando tibummmhhhhhhh a TV vai ao chão, quebrou só a pontinha, mas não parou de funcionar, minha mãe ficou tão brava que não esqueci deste momento, no outro dia cedo ela fez algo mais traumático ainda, me levando para a creche tirou a chupeta verde transparente, linda que eu amava, me mostrou e falou esta vendo esta chupeta aqui tufimmmhhh arremessou no meio da Avenida Washington Luis que traumaaaa kkkkkkkk mamis louca, não me recordo mas ela diz que naquela noite para dormir eu soluçava, tentava sulgar o pico que não estava mais na boca, que ela ficou morrendo de dó, mas também não dei mais trabalho, não procurei mais pela chupeta e as outras noites ficaram tranquilas. Beijos...

      Excluir
  3. Oi Ni tb não sou muito a favor da chupeta nunca chupei, vamos ver quando tiver o bb....gostei do tema da semana q vem!!! Bjs

    http://futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver na pratica, torcendo para que de tudo certo rsrs... Imagina o castigo kkkkkkkkk... Beijos...

      Excluir
  4. Ni coloca o endereço do blog da Jessica da próxima BC eu não tenho obrigada, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, coloquei ai no texto acima agora o link que envia para o blog da Jessica. Só clicar em Blog Trajetória de Uma Mãe. Beijos...

      Excluir
  5. Olá Ni, então, super concordo com vc, e vamos ver como será isso na prática né?!
    Rezo para que o meu filho(a) seja bem tranquilo, e que reaja bem a tudo isso,
    Beijão

    querosermami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Fê, na pratica o bicho pega, mas com esforços tudo dará certo... Parabéns mais uma vez gata pelo baby... Beijokitas...

      Excluir
  6. Oieee... estou mega atrasada com as BCs...estava viajando e agora voltei...
    Obrigada pela indicação... pensando num tema já...
    Ah... e eu e nenhum dos meus irmão e primos usamos chupetas.... e estamos mega bem e nem foi preciso...
    Bjks
    Jeh
    http://trajetoriadeumamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensa sim Jeh, um tema bem gostoso de discutir ou compartilhar ideias rsrs**... Beijos...

      Excluir