sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Natal!!!

Esta semana estava conhecendo um novo blog o da Carol "De repente quero ser mãe" e achei um post muito legal que ela fez falando a respeito da época natalina e vim relatar um pouco do meus natais também.

Sempre gostei muito das festas de fim de ano, acho que o clima fica mais leve, as pessoas mais suave, a cidade, as casas tudo decorado, tudo fica mais bonito. Sendo assim eu entro no clima, faço reflexão geral da vida, relaxo e espero o ano acabar, entrando o próximo com pilhas recarregadas.

Tive uma infância muito simples, como falei já citei algumas vezes meus pais se separaram eu tinha 9 meses, mas minha mãe sempre trouxe muita luz as nossas vidas nesta época natalina e nos proporcionou com simplicidade momentos que se eternizam em minha memoria, montar a arvore de natal era uma fara, sempre no dia 06 de novembro estávamos nós lá, enfeitando o pinheiro natural que mamis possuía, enfeitando de bolas coloridas, embrulhando pedaços de isopor em papel de presente para confeccionar os presentinhos e pendurar em nossa arvore, trocando as luzes queimadas do pisca piscas, era um emenda daqui, um emenda de lá e no final era um grande sucesso, mamis trocava todas as toalhinhas e paninhos que enfeitavam os cômodos da casa por aqueles de temas natalinos, trocava a toalha de mesa, mas deixava a mais bonita para a noite da ceia. Nossa ceia sempre foi muito especial, passamos a ir para casa de parentes já grande depois dos meus 12 anos, mas enquanto pequenos sempre ceiavamos eu, minha mãe, meu irmão e minha irmã, uma comidinha muito gostosa que era prepara pela patroa de minha mãe que antes de sair para casa de seus familiares sempre preparava junto com mamis alguns pratos e assim deixava a nossa parte (exatamente isto, morei dos meus 9 meses aos meus 12 anos na casa dos patrões da minha mãe, que a receberam e a apoiaram com seus três filhos, pessoas aos quais sou muito grata e tenho enorme carinho, meus tios, meus verdadeiros tios escolhidos por um laço além do sangue, um laço de coração, de amor, um dia relato melhor) , bom ceiavamos todos juntos, mamis sempre esperou até a meio noite para podermos visualizar a passagem, ali eramos nós reunidos, nós família, assim nos estruturamos e talvez por estes momentos hoje somos esta grande família estruturada e uma família de sucesso, pela garra e pelos gestos de minha nobre mãe, agora descrevendo isto fico a imaginar o que passava na cabeça de minha mãe, ali "sozinha" em tantas datas comemorativas, com seus três filhos, alguns podem imaginar que ela estivesse abandonada, mas eu tenho a certeza que jamais ela pensou isto, pois ela tinha a seus três filhos, suas três pedras preciosas, a quem ela mais amou e se dedicou, aquelas três vidas saudáveis e felizes era o que importava a ela.

Bom com ela sem sombra de duvidas entendi a magia do Natal, brinquedos pouco ganhamos, talvez dos patrões dela os meus tios, da creche vinha o saco de presente, pessoas que apadrinhavam os alunos, lá sempre tinha um brinquedo, um conjunto de frio, um conjunto de calor, um calçado e nós fazíamos a festa, da minha mãe vinha algumas outras peças de roupas, ela precisava nos vestir, então nos presenteava com roupas, pois brinquedo nos deixariam pelados rsrs**, além de serem muito caros, mas aquelas roupas eram muito esperadas por nós, amávamos vestir tudo novinho, imagina se na mesa da ceia não estavam todos numa estica só. É no meu tempo Natal as crianças só se preocupavam em estar com uma peça simples e novinhas e um par de tênis branquinho nos pés. Mas hoje não tenho duvidas, foram os melhores Natais da minha vida, ali apreendi o verdadeiro sentido de família e o sentido de ser mãe. Os tempos hoje são outros, são mesas fastas, estamos nas esticas com roupas e calçados de marcas, a criançada cheia de brinquedos nas mãos, mas nunca apreendi tanto quanto naqueles.

Bom nunca, nunca, nunca deixei de montar a arvore de natal, nem enquanto solteira, nem enquanto casada, levei comigo este costume que minha deusa mamis me passou, um ano monto com esposo, outro ano com a enteada e este foi o primeiro ano que montei a arvore de minha casa com minha sobrinha, pois a da casa da minha mãe sempre montamos com sobrinhas e enteada, então no dia 15 de novembro peguei atras do meu guarda roupa minha arvore artificial, meus enfeites dos anos anteriores e gastei mais 75 reais com novos enfeites, dei alguns dos antigos a minha mãe e junto com minha sobrinha coloquei em pratica a montagem de nossa linda arvore para fazer surpresa ao titio quando ele chegasse e visse que ela havia enfeitado a casa dele junto com a titia aqui. Olhem como ficou linda e o esposão ficou todo orgulho da esposinha aqui, da sobrinha mimadinha e tanto rsrs** e de nossa casinha, de nosso lar.
que o Menino Jesus ilumine a todos como tem nos iluminado.






5 comentários:

  1. Oi Ni!! Lindo seu post, estas lembranças são demais né?! São elas que nos constrói, que nos fazem ser quem nós somos!! Sua árvore está linda!! :-)

    Bjão

    Carol

    http://derepentequerosermae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, copiei sua ideia, quando li seu relato, foi tão fantástico que eu tinha que copiar srsrs***... Realmente as lembranças formam nosso caráter, é com muito dignidade e amor que me recordei de cada passagem... Beijos...

      Excluir
  2. Ni eu amo essa época de natal, tenho mts lembranças também, sua arvore está linda!!!

    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As lembranças são sempre demais né Gabi, obrigada... Beijos

      Excluir
  3. Post emocionante Ni...vc tem ricas lembranças de natal.
    Eu tbm tenho lembranças de natais simples ,mas cheios de amor
    bjo

    ResponderExcluir